Ageman adverte Águas de Manaus por falta de transparência na cobrança da taxa de esgoto de usuários beneficiados pelas obras do Prosamim III

A falta de informação adequada aos usuários durante o processo de adesão à cobrança da taxa de esgoto nas áreas atendidas pelo Prosamim III (bacia do Igarapé do São Raimundo), na zona sul da cidade, levou a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (AGEMAN) a advertir a concessionária Águas de Manaus.

Segundo reclamações de consumidores registradas na Ouvidoria da Ageman e vistorias realizadas pela Diretoria Técnica de Concessões, Obras e Saneamento (Ditecs), a empresa não promoveu ações esclarecedoras aos usuários referentes aos benefícios do esgotamento sanitário, valor da tarifa correspondente ao serviço e os custos de implementação da ligação de esgoto.

Conforme a notificação de advertência emitida pela Ageman, no momento em que os usuários eram informados pela empresa sobre a taxa de esgoto, o serviço era apresentado através de um formulário como sendo uma “atualização de dados”, quando na verdade era um aceite do consumidor para o início da cobrança.

“É uma determinação do prefeito David Almeida -que os serviços públicos sejam prestados aos usuários com qualidade, eficiência e transparência. Na nossa avaliação, a empresa não trabalhou suficientemente as informações sobre a cobrança da taxa de esgoto, a fim de evitar a resistência e a indignação dos usuários. Faltou mais transparência da empresa na hora de fazer a adesão dos usuários e diante dessa postura, decidimos pela advertência”, afirmou o diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho.

A empresa chegou a ser notificada ainda no mês de agosto pela Ageman para que suspendesse a cobrança das novas adesões, mas a concessionária manteve o procedimento e diante da desobediência, a Agência reguladora municipal instaurou um procedimento sancionatório contra a concessionária que terá 15 dias para apresentar a defesa e adotar as seguintes providências: suspender os procedimentos inadequados de abordagem aos usuários; suspenda a cobrança da tarifa de esgoto em imóveis que não estão interligados à rede de esgoto, até que se promova ações econômicas, sociais e educativas junto aos usuários; dar ampla transparência e divulgação antes de ativar novas ligações de esgoto; ofereça suporte técnico e orientação de consumo com relação a interligação à rede de esgoto aos usuários que assinarem o termo de adesão à rede; retifique as cobranças da tarifa de esgoto em imóveis que não estão interligados à rede e comprove a realização de ações que possam promover ampla divulgação sobre as obras de implantação da rede de esgoto.

Atualmente, a cobrança de esgoto em Manaus equivale a 100% do valor cobrado sobre o serviço de abastecimento de água tratada.

O serviço de coleta, tratamento e destinação final de esgoto na capital está disponível para pouco mais de 70 localidades entre conjuntos residenciais, condomínios e bairros de Manaus, representando um percentual de 22%.

A Ageman informa que qualquer dúvida sobre a cobrança da taxa de esgotamento sanitário pode ser esclarecida na Ouvidoria do órgão que atende pelo call center no 0800-092-3511 de segunda à sexta-feira das 8h às 17h, pelo whatsapp 98842-5821, site www.ageman.manaus.am.gov.br/ouvidoria, redes sociais e pelo e-mail ageman.ouvidoria@gmail.com.

Texto: Tereza Teófilo – Ageman
Foto: Divulgação / Ageman

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