Ageman completa três anos de atividade e registra índice de 92% de resolutividade

Em três anos de plena atividade, a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), órgão responsável pela fiscalização dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, iluminação pública e Zona Azul, acumula um índice de resolutividade sobre as demandas de 92%.

No acumulado dos meses dos 2018 a 2020, a Ageman recepcionou 2.037 demandas de usuários dos serviços essenciais regulados. Desse montante, 1.875 casos foram solucionados pelo órgão, o que corresponde a 92% das demandas, em 51 casos, os usuários optaram por recorrer à Justiça, o que representa 3% das demandas e outros 111 processos ainda aguardam uma solução por parte da concessionária.

Os dados são da Ouvidoria da agência que, este ano, devido à pandemia da Covid-19, suspendeu o atendimento presencial aos usuários e continuou somente com o atendimento via 0800 e também por meio do WhatsApp, site, e-mail e redes sociais. Até o fim do mês de novembro, foram registradas 581 demandas.

No acumulado dos três anos, as demandas referentes ao abastecimento de água e esgotamento sanitário somaram 1.716, representando 84% das reclamações. Sobre iluminação pública, foram 304 registros. Já o transporte, a coleta de lixo e o Zona Azul somaram, juntos, 17 demandas.

Orientações diversas e encaminhamentos chegaram a 2.164 em 2020

Os casos referentes às orientações diversas e encaminhamentos chegaram a 2.164 registros somente neste ano.

O diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho, explicou que tais casos, são situações  as quais não são gerados processos, mas sim, demandas que são sanadas no mesmo momento em que os usuários entram em contato com a Ouvidoria, como a informação de um número de telefone de outras concessionária como a de energia, de telefonia, esclarecimentos sobre os dados da conta de água, a localização de um órgão público, entre outros.

“Tais atendimentos passaram a ser muito comuns na Ouvidoria da Ageman e diante da importância do atendimento prestado, determinamos o acompanhamento evolutivo desse procedimento, pois o usuário passou a ver a Ageman como uma instituição que, apesar de nova na administração, ganhou a confiança, deteve um certo valor junto à sociedade, pelo trabalho assertivo que vem promovendo na cidade, frente às questões relacionadas à fiscalização e à regulação dos serviços básicos essenciais como a água e o esgoto”, afirmou Fábio Alho.

O Ouvidor da Ageman, Cláudio Falcão, destaca que ao procurar a ouvidoria da Ageman, o usuário está precisando de algum tipo de ajuda quem nem sempre está relacionada diretamente aos serviços regulados pela Agência.

“Como nós temos aqui um volume de informações, de dados sobre todos os órgãos da Prefeitura e até do Governo, a gente muitas vezes consegue ajudar o cidadão a encontrar o caminho do problema dele, apenas porque paramos um pouco para ouví-lo e daí conseguimos ajudar com informações bem simples”, explicou Cláudio.  

A Ouvidoria da Ageman funciona no PAC Jornalista Phelipe Daou, no bairro Jorge Teixeira, em frente ao Terminal 4. O atendimento pelo call center poder ser feito por meio do 0800-092-3511, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo site www.ageman.manaus.am.gov.br, pelas redes sociais no perfil Ageman Manaus e também pelo WhatsApp 98842-5821.

Texto: Tereza Teófilo
Foto: Arquivo/Ageman

Deixe uma resposta