Ageman conclui diagnóstico do sistema de esgoto em Manaus

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) acaba de concluir um diagnóstico do Sistema de Esgotamento Sanitário existente na capital. O levantamento foi realizado pelos técnicos da Diretoria Técnica de Concessões, Obras e Saneamento da Agência e reúne informações  das 87 estações de tratamento e das 57 estações elevatórias de esgoto. Os dados vão nortear decisões importantes em torno do saneamento básico na cidade de Manaus.

Entre os pontos identificados pelo diagnóstico estão as características de cada sistema de esgoto como o tipo de funcionamento e de tratamento, além das não conformidades como a ausência de urbanização das áreas, falta de identificação dos bens e o não funcionamento de alguns equipamentos que compõem o Sistema de Esgotamento Sanitário.

“O trabalho foi de campo e consistiu numa avaliação geral de todo o sistema. Os dados vão subsidiar a tomada de várias ações por parte da Ageman, visando o aprimoramento do serviço de esgotamento sanitário”, afirmou o diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho.

Fábio destacou que um trabalho semelhante também será realizado pela Ageman com o sistema de abastecimento de água.

“Nossas equipes irão pessoalmente nos poços e reservatórios de toda a cidade para levantar a real situação de tudo. Com isso, a Ageman passará a ter suas próprias informações que serão inseridas em nosso banco de dados, a exemplo do que foi feito com o esgotamento sanitário”, explicou.

O Sistema de Esgotamento Sanitário da cidade de Manaus possui 570,3 mil metros de rede coletora, duas estações de pré-tratamento de esgoto, 87 estações de tratamento de esgoto, 57 estações elevatórias de esgoto, poços de visita, coletores, troncos e emissários, todos inseridos nas cinco Bacias de Esgotamento Sanitário (Educandos, São Raimundo, Gigante, Tarumã e Colônia).

Atualmente, a cobertura de esgoto na cidade de Manaus é de 19%, mas até 2030 deverá chegar a 80%, conforme determinação do prefeito Arthur Neto junto à concessionária Águas de Manaus.

Texto: Tereza Teófilo – Ageman

Fotos: Divulgação Ageman

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *