Técnicos da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) fiscalizaram nesta semana, a execução dos projetos de modernização da iluminação pública no bairro Parque das Tribos, na zona Oeste de Manaus e na comunidade Pau Rosa, zona Rural da capital.
No Pau Rosa, a principal via de acesso à localidade recebeu treze luminárias a LED e com a melhoria, a Prefeitura de Manaus garantiu uma redução de 63% no consumo de energia dos pontos que foram substituídos.
Com a conclusão do serviço, moradores da área conseguem agora acessar seus imóveis com mais segurança.
Estudantes e professores da Escola Municipal Professora Neuza dos Santos, localizada na via, ficaram satisfeitos com a substituição das luminárias que antes eram convencionais (vapor metálico) que causavam baixa luminosidade
Os servidores que trabalham na UBS Pau Rosa também agradeceram o serviço realizado.
“A determinação do prefeito David Almeida é a de que devemos atender as demandas de forma célere, independente de onde esteja localizada, se na zona urbana ou rural e a Ageman segue a mesma linha, contemplando todas as áreas, vistoriando a execução de todos os serviços das concessionárias”, afirmou o diretor-presidente da Ageman, Elson Ferreira.
No Parque das Tribos, a empresa Manausluz atendeu demandas encaminhadas pela própria comunidade. O local já havia recebido o serviço de iluminação pública com LED, mas houve a expansão da área e a concessionária ampliou o serviço.
No local foram instaladas 13 luminárias de LED nas ruas Kupa Kawana, Iraiti, Buiassika e Wimurutinga.
Em uma outra área também no Parque das Tribos, foi realizada a modernização da iluminação com a instalação de 117 LEDs em substituição as lâmpadas convencionais. A mudança proporcionou uma redução de 43% na carga instalada. O serviço contemplou as ruas Rio Amazonas, Tracuá, Maxixe, Jiquitaia, Capuchinha, Camapu, Rio Japurá, Rio Tapajos, Rio Purus, Rio Negro e Andrade Frota.
Os serviços de iluminação pública podem ser solicitados via aplicativo Manaus+luz ou ainda pelo 0800-092-3511, 98842-5821 (Ouvidoria da Ageman) e também pelo call center da Manausluz 0800-202-0001
Texto: Tereza Teófilo – Ageman
Fotos: Divulgação Ageman