Engenheiros da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) vistoriaram na manhã desta terça-feira 20/09, o funcionamento do sistema de telegestão das luminárias que compõem o sistema de iluminação pública do conjunto Parque das Garças e demais vias do bairro Novo Aleixo, na zona Norte de Manaus.
No total foram vistoriadas 444 luminárias as quais receberam os relés que garantem a funcionalidade do sistema de Telegestão. A instalação dos componentes foi realizada pela concessionária Manausluz, empresa responsável pela concessão dos serviços de iluminação pública na capital amazonense.
Os concentradores utilizados para a distribuição do sinal de telegestão na localidade, bem como a transmissão do sinal para o Centro de Comando e Controle da Manausluz também foram vistoriados pela agência reguladora.
“Essa fiscalização é importante porque nós conferimos a informação fornecida pela concessionária. A gente verifica se a empresa realmente fez o serviço que ela nos informou. Se for identificada alguma inconsistência no projeto, a Agência Reguladora solicita que a empresa faça a devida correção”, explicou o chefe da Divisão de Fiscalização da Diretoria de Gestão Energética e Iluminação Pública da Ageman, Alexander da Silva Batista.
A telegestão permite, por exemplo, programar o acionamento e o desligamento das lâmpadas de LED, identificar falhas como lâmpadas queimadas ou acesas durante o dia e regular a intensidade da luz emitida. Além disso, as equipes de manutenção não precisam mais sair às ruas para detectar possíveis erros, pois o próprio sistema envia notificações de reparo ao Centro de Comando e Controle da concessionária.
O sistema de telegestão é uma das obrigações contratuais da empresa Manausluz.
Investimentos permitiram avanços efetivos
Foi na gestão do prefeito David Almeida que a cidade de Manaus alcançou a marca dos 100% dos pontos de iluminação pública com LED.
A Ageman orienta aos usuários que possam colaborar, efetuando as reclamações para os consertos assim que identificarem os pontos apagados, utilizando os canais de atendimento da Manausluz 0800-201 0001, pelo aplicativo Manaus+Luz ou ainda pelo site www.manausluz.com.br. A Ouvidoria da Ageman também atende as demandas pelo 0800-092-3511 e pelo whatsapp 98842-5821.
Texto: Tereza Teófilo – Ageman
Fotos: Divulgação Ageman