Águas de Manaus deve apresentar plano de trabalho para regularizar fornecimento de água na comunidade Santa Bárbara

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) deu um prazo de 10 dias para que a concessionária Águas de Manaus apresente um Plano de Trabalho, a fim de regularizar o fornecimento de água na comunidade Santa Bárbara, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus. A medida atende a uma determinação do prefeito David Almeida de garantir a eficiência dos serviços públicos essenciais.

O diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho, informou que a empresa foi notificada a encontrar uma solução para o desabastecimento, depois que uma equipe da Diretoria Técnica de Concessões, Obras e Saneamento da Agência esteve na localidade e confirmou a denúncia feita pelos moradores junto a imprensa. O problema foi registrado na Rua Paricarana (antiga Rua São Jerônimo), onde os usuários estão há pelo menos três meses enfrentando problemas com a falta d´água.

“Conforme informações da nossa Engenharia, a comunidade Santa Bárbara é abastecida pela Estação de Tratamento de Água do Proama, no entanto, precisamos saber o que está acontecendo e a empresa deverá nos apresentar esse Plano de Ação, porque caso contrário, iremos aplicar uma penalidade, conforme prevê o contrato de concessão”, afirmou Fábio Alho.

Segundo a dona de casa Rita de Cássia Farias que mora há cinco anos na comunidade, a água só começa a sair da torneira no final do dia e às vezes ela precisa contar com a colaboração dos vizinhos que têm poço. “Essa água é tudo pra nós aqui. Com ela precisamos tomar banho, lavar a louça, limpar a casa, fazer comida e até beber, mas com essa situação, está ficando bem complicado. Até a reforma atrasou por causa desse desabastecimento”, afirmou a doméstica.

Além de contar com a rede da concessionária, alguns moradores também utilizavam um poço comunitário e como a bomba do poço queimou, os usuários passaram a depender somente do abastecimento da concessionária que tem apresentado falhas diariamente.

Na notificação encaminhada à empresa Águas de Manaus, a concessionária deverá informar as ações a serem implementadas para regularizar o abastecimento, bem como os respectivos prazos, além de fazer um monitoramento diário da Rua Paricarana.

Texto: Tereza Teófilo
Fotos: Divulgação / Ageman

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