Membros do Conselho de Regulação e Fiscalização dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus conheceram nesta semana o sistema de coleta e tratamento de esgoto existente na capital. A apresentação foi feita pelos engenheiros da empresa Manaus Ambiental, durante a 8ª reunião ordinária do Conselho, realizada na Estação de Tratamento de Esgoto ETE Timbiras, localizada no bairro Cidade Nova, zona Norte. O complexo é o maior da região Norte e foi inaugurado há um mês.
Atualmente, o serviço de esgotamento sanitário na capital possui, aproximadamente, 16% de cobertura. Além da ETE Timbiras, que atende a mais de 100 mil pessoas de bairros e comunidades da zona Norte de Manaus, a capital possui outras 77 Estações de Tratamento de Esgoto distribuídas nas demais áreas da cidade.
Além de conhecer o funcionamento de todo o sistema de coleta e tratamento de esgoto realizado pela concessionária em Manaus, os conselheiros tiveram também a oportunidade de tomar conhecimento dos novos investimentos que a empresa está planejando, a fim de ampliar a cobertura do serviço na capital, conforme meta estabelecida pela Prefeitura de Manaus, que prevê, em até 2030, elevar para 80% a cobertura dos referidos serviços em Manaus.
“O nosso Conselho é formado por representantes da sociedade civil, das concessionárias e também do poder público, por isso ressaltamos a importância deles conhecerem na prática como esse importante serviço é feito em nossa cidade, um trabalho que não está à vista de todos no seu dia a dia, mas que tem uma importância vital para a saúde humana. Seguindo a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, Manaus tem avançado em saneamento, não pode mais retroceder. Investir em saneamento e assegurar qualidade de vida, saúde para a população”, destacou o diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Fábio Alho, que também preside o Conselho de Regulação.
Conforme plano de investimento da Manaus Ambiental, recentemente adquirida pela Aegea, a concessionária prevê investimentos na ordem de R$ 560 milhões na ampliação dos serviços de tratamento de água e esgotamento sanitário, para os próximos cincos anos.
Para o conselheiro e coordenador do Procon Manaus, Rodrigo Guedes, que acompanhou a visita, há várias ações que a Prefeitura de Manaus vem fazendo na cidade, de importância a longo prazo, a exemplo do que vem ocorrendo com os serviços de esgotamento sanitário.
O representante da Câmara Municipal de Manaus, Nelson Costa da Silva, destacou a necessidade da concessionária massificar mais a divulgação em torno do trabalho que vem fazendo na cidade. “ Principalmente no que diz respeito à expansão do abastecimento de água e esgoto, para que a população saiba o que está sendo feito nessa área”, complementou o conselheiro.
Além dos representantes do Legislativo Municipal, da Ageman e da Prefeitura de Manaus, participaram da 8ª reunião do Conselho de Regulação a advogada Karina Lima Moreno, representante da OAB-AM; Flávio Cordeiro Antony Filho, representante da Secretaria Municipal de Infraestrutura; Vicente Queiroz Nogueira, conselheiro representante das concessionárias; e Helrima de Fátima Oliveira da Silva, da Central Única das Comunidades (CUC).