Fiscalização da Ageman acompanha execução do Plano de Modernização da Iluminação Pública

Engenheiros da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (AGEMAN) estão acompanhando a execução do Plano de Modernização e Eficiência da Iluminação Pública para a capital.

Os trabalhos de substituição das luminárias convencionais por LED estão sendo executados pela empresa FM como parte do novo contrato de concessão, o qual prevê que até o final do mês de dezembro, o sistema de iluminação pública a LED alcance 100% das ruas e avenidas de Manaus.

Nos últimos quatro meses, mesmo com a redução do ritmo de trabalho em função da Pandemia da Covid-19, o novo contrato possibilitou a instalação de pontos de LED em 26 bairros e comunidades, a maioria nas zonas Norte e Leste da capital.

Manaus possui aproximadamente 130 mil pontos de iluminação pública e atualmente 45% dos pontos estão com LED, cerca de 58 mil, distribuídos em mais de 60 localidades.

Nesta quarta-feira 26/08, os trabalhos de substituição das luminárias foram concentrados no bairro Campos Sales, na zona Oeste e em Flores, na zona Centro-Sul.

A iniciativa tem proporcionado mais segurança e melhor luminosidade nas áreas beneficiadas, a exemplo do Jardim Imperial, no bairro Flores, onde foram substituídas mais de 50 luminárias de vapor metálico por LED.

Durante a chegada da equipe, os moradores da localidade fazem questão de acompanhar o trabalho dos técnicos da ManausLuz. “Isso aqui estava uma escuridão só, mas graças a Deus foram colocadas essas lâmpadas novas e agora melhorou muito pra gente. Nossos filhos brincam na rua até tarde e a gente ficava preocupada porque nem dava para ver eles de noite correndo com a escuridão porque a luz anterior aqui era muito fraca.  Agora a rua ficou até bonita”, elogiou Mara Mariana Rocha que mora há 22 anos no conjunto.

Todas as ações estão sendo fiscalizadas pela Diretoria de Gestão Energética e Iluminação Pública da AGEMAN, a qual tem tomado as precauções necessárias com relação ao distanciamento social, resguardando a saúde dos servidores, evitando a propagação da Covid-19.

“Estamos indo pessoalmente verificar o trabalho que está sendo realizado pela concessionária e assegurando o efetivo cumprimento do novo contrato que  muito em breve disponibilizará também um Centro de Controle Operacional, proporcionando o controle remoto em tempo real da infraestrutura, bem como a garantia da eficiência energética, a partir da adoção de medidas sustentáveis ambientalmente para a rede de iluminação pública”, afirmou o diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho.

A AGEMAN disponibiliza o número 0800-092-3511 da Ouvidoria para dúvidas ou reclamações envolvendo problemas com a iluminação pública. A concessionária ManausLuz também atende as demandas por meio do 0800-201-0001.

Texto: Tereza Teófilo

Fotos: Altemar Alcântara / Semcom

Deixe uma resposta