As ações referentes ao Plano de Modernização da Iluminação Pública na cidade de Manaus estão avançando para as vilas, becos, praças e quadras da capital amazonense, conforme determinação do prefeito David Almeida. Atualmente, Manaus já possui 72.146 pontos de LED instalados nos bairros e comunidades.
De janeiro a maio, 17 localidades receberam serviços de manutenção ou substituição de luminárias convencionais por LED e os trabalhos estão sendo fiscalizados pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman).
No mesmo período, a agência municipal realizou 163 vistorias, com a finalidade de averiguar a execução do Plano de Modernização. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira, 2 de junho, aos membros do Conselho Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (CMR).
Conforme relatório da Diretoria de Gestão Energética e Iluminação Pública da Ageman, na zona Sul, os becos Yara Cruz, no bairro Presidente Vargas e Ferreira Sobrinho no Petrópolis, já estão com 100% de LED. Na mesma zona, as vilas Umbral, na Cachoeirinha e Martins, no Centro, também foram beneficiadas com a substituição das lâmpadas convencionais por LED. Em breve, as Vilas Portela e Pudico também no Centro, serão contempladas com o Plano.
Na zona Centro-Oeste, a quadra do Conjunto Flores voltou a receber as atividades esportivas com a nova iluminação. Outros espaços esportivos como a Praça do Conjunto Santos Dumont e a Quadra dos Conjuntos Vila Municipal e Jornalistas estão com os projetos em andamento.
Já as Praças da Rua Bartolomeu Bueno e Praça Av. Fernão Paes Leme, no D. Pedro e as Praças do 1º BIS e do CIGS, na Av. São Jorge também já foram contempladas com o Plano de Modernização e estão com 100% de LED.
Dos 63 bairros oficiais de Manaus, 57 já receberam intervenções do Plano de Modernização da Iluminação Pública nos últimos doze meses, quando o Plano começou a ser executado pela empresa ManausLuz.
Vinte e um bairros se destacam por apresentar o maio volume de lâmpadas de LED instalados nas ruas e avenidas. São eles: Cidade Nova, Tarumã, Novo Aleixo, Jorge Teixeira, Alvorada, Flores, Japiim, Monte das Oliveiras, Parque Dez, Lago Azul, Nova Cidade, Colônia Terra Nova, Distrito Industrial II, Santa Etelvina, Redenção, Coroado, Cidade de Deus, Lírio do Vale, Aleixo, Planalto e Cachoeirinha.
A evolução do Plano de Modernização da Iluminação Pública foi destacada pelos membros do Conselho como uma importante iniciativa para a garantia da segurança dos moradores dessas localidades, conforme afirmou o representante da Secretaria Municipal de Finanças (Semef) no CMR, Paulo Rodrigues de Souza.
Abastecimento de Água
Outro assunto apresentado durante a 11ª reunião ordinária do CMR foi o diagnóstico dos Centros de Produção de Águas Subterrâneo (CPA´s) que começou a ser realizado neste ano pela Diretoria Técnica de Concessões, Obras e Saneamento da Ageman. O levantamento tem revelado a existência de 46 unidades ativas, 118 desativadas, 05 demolidas e 73 invadidas por terceiros.
Segundo a diretora técnica de Concessões, Obras e Saneamento da Ageman, Suzy Tavares, o cenário de invasão vem se arrastando há algum tempo e a concessionária Águas de Manaus tem sido informada sobre a situação e também tem acompanhado a questão. Alguns casos tem virado alvo de ações judiciais.
Texto: Tereza Teófilo – Ageman
Fotos: Divulgação / Ageman