Ponte metálica da avenida 7 de Setembro volta a receber iluminação após dez anos

Engenheiros da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), começaram a vistoriar a implantação do novo sistema de iluminação pública da Ponte Benjamin Constant, estrutura também conhecida como Ponte Metálica da 7 de Setembro, zona Sul da capital. O último projeto de iluminação para o espaço foi feito em 2012.

O projeto atual faz parte do escopo de iluminação de destaque de monumentos históricos e foi apresentado nesta semana ao diretor-presidente da Ageman, Elson Ferreira. O trabalho está sendo executado pela concessionária ManausLuz e fiscalizado pela Diretoria de Gestão Energética e Iluminação Pública da agência reguladora municipal.

Elson destacou que a empresa montou uma estrutura que pretende dificultar a ação dos vândalos e, pela primeira vez, o local será monitorado com câmeras de vigilância, por meio de uma parceria a ser firmada com a empresa Amazonas Energia.

“Essa foi uma das principais recomendações do prefeito David Almeida e, para isso, a empresa precisou fazer adaptações a fim de dificultar os furtos. Teremos também a parceria da concessionária de energia que se comprometeu em ajudar a Prefeitura de Manaus oferecendo um sistema de vigilância naquele local”, informou Elson.

Nas estruturas metálicas de sustentação e nas bases de sustentação da ponte estão sendo instaladas iluminação do tipo RGB, permitindo variação das cores da iluminação por programação sem prejudicar a visibilidade de veículos e pedestres. O novo sistema foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

No total, estão sendo instaladas 224 luminárias em LED ao longo de 161 metros de comprimento da estrutura. Ao todo, serão mil pontos de iluminação em LED e RGB.

Além da ponte, o largo do Mestre Chico também está recebendo melhorias com a instalação de 22 novos postes, os quais receberão luminárias em LED, do tipo pétala de 117 watts, mais potentes, melhorando a iluminação e proporcionando mais segurança aos frequentadores do parque. A conclusão dos trabalhos está prevista já para as próximas semanas.

Ponte Benjamin Constant

Inaugurada em 7 de setembro de 1895 pelo governador Eduardo Ribeiro, a ponte tem seu nome em homenagem ao republicano Benjamin Constant Botelho de Magalhães, mas também já foi chamada de Ponte da Cachoeirinha, Ponte Metálica e Terceira Ponte, este último por estar localizada após as duas Pontes Romanas. Construída sobre o igarapé do Mestre Chico, suas peças foram importadas da Inglaterra e possui 161 metros de comprimento por 10,5 metros de largura.

Texto: Tereza Teófilo – Ageman

Fotos: Ageman – Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *