O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e o presidente da empresa concessionária Manaus Ambiental, Renato Medicis, deram início na tarde dessa terça-feira, 9/10, aos serviços de implantação do Sistema de Abastecimento de Água para o Parque Solimões e Portal Tarumã, ambas comunidades localizadas no bairro Tarumã, zona Oeste.
A obra consiste na implantação de 22 quilômetros de novas redes, incluindo a construção de três poços e um reservatório de 300 mil litros de água potável. O objetivo é beneficiar 12 mil moradores das localidades. O prazo de execução da obra é de seis meses. Os serviços atendem as especificações da Prefeitura de Manaus para que todas as pessoas da cidade tenham acesso à água tratada e de qualidade. Atualmente, mais de 95% de residências da capital possuem rede de água encanada.

“Estamos satisfeitos com o espírito colaborador da nova diretoria da Manaus Ambiental. Essa é uma obra que foi discutida entre as equipes da prefeitura e que, não tenho dúvida, será muito bem executada pela empresa concessionária. Além da expansão da rede de água, temos mais coisas boas vindo por aí, como novas estações de tratamento de esgoto e, claro, mais qualidade de vida para o povo de Manaus”, destaca o prefeito Arthur Neto.
Com os serviços, a Manaus Ambiental realizará cerca de 3 mil novas ligações, garantindo mais dignidade aos moradores do Parque Solimões e Portal Tarumã. Segundo o Diretor-Presidente da Manaus Ambiental, Renato Medicis, a expansão da rede de abastecimento traz avanços positivos.

“Os moradores já estão sendo informados sobre a importância do serviço. Essa comunicação ocorre por meio do programa Afluentes, em parceria com lideranças comunitárias. Esperamos sensibilizar, assim, que consumir água tratada faz bem para a saúde, com melhorias ainda na qualidade de vida, produtividade no trabalho e redução de doenças de veiculação hídrica”, afirmou.
A Manaus Ambiental mantém diálogo permanente com os órgãos municipais, entre eles, Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), de modo a viabilizar a execução dos trabalhos, bem como da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados ao Município de Manaus (Ageman) e Unidade Gestora Projetos Municipais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (UGPM Água).

O cronograma de trabalho consiste em iniciar os serviços pelas vias secundárias. As obras em vias principais serão realizadas no período noturno para reduzir o incômodo no local, facilitando o tráfego.
DIÁLOGO COM A COMUNIDADE
A Manaus Ambiental também tem o compromisso de estabelecer o diálogo com a população, mantendo os moradores devidamente informados sobre os serviços prestados. Por meio do Programa Afluentes, os líderes comunitários do bairro se reuniram com a equipe da concessionária. A primeira reunião foi realizada em 25 de setembro. Durante o encontro foram apresentadas sugestões de melhoria dos serviços, bem como o recebimento de demandas por parte da população – o que já está na pauta da empresa.
REGULAÇÃO E FISCALIZAÇÃO
O diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Fábio Alho, afirmou que o órgão vai acompanhar a execução dos trabalhos conforme prevê o Plano de Metas da concessionária e o Contrato de Concessão, visando a universalização dos serviços de abastecimento de água. Em seu discurso, Alho destacou ainda o compromisso e a preocupação do prefeito Arthur Virgílio Neto em levar os serviços básicos às populações mais carentes de Manaus e tambem de assegurar mais qualidade nas ações voltadas ao abastecimento de água e ao esgotamento sanitário na capital.