Servidores da Ageman recebem orientações sobre o câncer de próstata

Funcionários da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) receberam na manhã desta segunda-feira, 21/11, orientações em torno da prevenção ao câncer de próstata. A iniciativa é alusiva à campanha Novembro Azul que tem o objetivo de promover a conscientização a respeito desse tipo de câncer que é o segundo tipo mais comum entre os homens.

A programação ocorreu na sede da Ageman, na zona centro-sul de Manaus e contou com a presença dos servidores e também das servidoras de diversos departamentos e diretorias da agência reguladora, os quais tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas a respeito das causas, sintomas, diagnóstico e os tipos de tratamento desse tipos de câncer.

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados mais de 65 mil novos casos da doença em 2022. No Brasil, o câncer de próstata representa 29% dos diagnósticos da doença nos homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

As orientações foram repassadas pela enfermeira Sarah Raquel da Silva Pereira, convidada especialmente para o evento.

Após as explanações, Sarah respondeu aos questionamentos dos servidores. A enfermeira reforçou a necessidade dos exames de rotina, entre eles o PSA para os homens com mais de 40 anos, além da prática de hábitos saudáveis como alimentação balanceada e atividades físicas regulares.

Para o engenheiro eletricista, Alexander Batista, o conteúdo apresentado foi bem didático. “O que nos proporcionou um melhor entendimento e compreensão sobre a doença”, disse ele.

“Foi uma palestra bastante esclarecedora e a participação dos servidores tirando as dúvidas ajudou muita gente a compreender melhor os sinais e os sintomas”, declarou uma das organizadoras da ação e assessora da Diretoria de Administração e Finanças da Ageman, Quézia Reis.

“A realização da campanha Novembro Azul na Ageman já faz parte do nosso calendário de ações anuais, a exemplo do que ocorreu com a palestra do Outubro Rosa, Setembro Amarelo, entre outras iniciativas que buscam a conscientização dos nossos servidores para os assuntos relacionados a qualidade de vida e a saúde”, explicou o diretor-presidente da Ageman, Elson Ferreira.

Texto: Tereza Teófilo – Ageman

Fotos: Divulgação Ageman

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *